domingo, 31 de março de 2013

O CONTAR HISTÓRIAS -Leitura,Escrita e Imaginação

Quando lemos,produzimos sentido,extraímos significados das palavras do autor.As ideias do autor chocam-se com as nossas experiências e criam novas experiências.Formamos imagens mentais daquilo que não está em nossa presença.
A mesma criança que manipula objetos concretamente,da sua experiência cotidiana,é capaz de criar e manipular mentalmente guerreiros,bruxas ou fadas.
É necessário que nós,professores, estejamos aptos a lidar com a imaginação, o ouvir e contar histórias e estimular a oralidade e a escrita da Comunidade Escolar.
Em um dos Centros de Estudos de professores, este tema foi abordado.
Sensibilização

Começamos com o Mário Marinheiro
  
 Um bom contador de histórias faz vibrar emoções.
Ao ouvir histórias 
As crianças percebem a conversão de símbolos em palavras;
 Ampliam o vocabulário;
 Estabelecem a diferença entre a língua escrita,mais formal, e a línguia falada , mais coloquial;
 Percebem a mensagem de que ler é uma fonte de prazer;
 Têm possibilidades de viajar no mundo da imaginação, ampliando sua experiências cotidianas.



 Por outro lado,esta parte afetiva abre espaço abre espaço para o cognitivo,pois a partir da audição de histórias,as crianças desenvolvem um sentido de causalidade mais apurado,aprendem a formular hipóteses e a resolver problemas.




 As histórias funcionam como pequenas fábricas de compreensão..
 Novas revelações de significado modificam continuamente as representações de cada um que ouve uma história.




Um comentário:

  1. Estimular a imaginação e a criatividade é a metade do caminho a se percorrer para o sucesso no ambiente escolar.A outra metade é de sangue, suor e lágrimas...de felicidade e da realização de um trabalho bem feito!

    ResponderExcluir